quarta-feira, 25 de março de 2009

GAMBIARTE #1

O canal Semiótica Doméstica e Culinária do Semi-Pressa tem a honra de inaugurar o mais novo movimento artístico do nosso tempo: GAMBIARTE. A série consistirá em apresentar gambiarras presentes no cotidiano e que por muitas vezes são injustamente negligenciadas. O mundo precisa saber que elas não configuram apenas simples gambiarras, cujo único objetivo seria manter a funcionalidade de alguns objetos. Falamos aqui de instalações artísticas e obras cujo valor material e imaterial vai muito além dos provincianos valores de uso e de troca. A forma como aqui os objetos do cotidiano são retirados de seu contexto possui inspiração no dadaísmo. Porém, o revestimento ideológico da GAMBIARTE, que mantém a funcionalidade dos objetos em oposição à cultura de substituição capitalista, confere ao movimento originalidade e personalidade em suas composições.

A primeira obra selecionada é uma instalação interna, feita sobre uma cadeira perneta, engessada e mantida de pé com fita adesiva "durex". Esta serve de base para dois ventildores, sendo que um teve o pescoço totalmente estraçalhado em um acidente doméstico, perdendo completamente os movimentos inferiores. O fio de um carregador estragado NOKIA foi o material escolhido para oferecer firmeza e sustentabilidade à peça, mas sem destituí-la da leveza que os movimentos de suas pás oferecem. Já o segundo ventilador configura a interface com o fruidor, que pode retirá-lo e sentar-se em seu lugar, tendo sua percepção estética da obra valorizada pela proximidade do motor do ventilador de "cadeirinha". A experiência estética e interativa é ainda acrescida de uma peculiar tensão: ao sentar-se na cadeira perneta, o fruidor deve dispensar relativo esforço físico para evitar a destruição da obra devido ao peso suportado por esta, aumentando sua relação simbiótica com o objeto e despindo-se de todo o preconceito com este tipo de arte, através do efeito proposto em 1727 pelo esteta Benjamin Prokinakovitchu, denominado de "se reconhecer-se a própria inerência de si mesmo".

Com vocês, a Perneta que inVENTA:

3 comentários:

  1. adorei esta obra. acho que a interatividade garante que a fruição seja de algum modo potencializada pela estranheza e posterior familiaridade com o objeto.

    ResponderExcluir
  2. pra vanguardar ainda mais só faltou um cocozinho ou alguém correndo nu fora de foco. aí vc seria disputado p/ palestras...

    obs. acho q a Arno tá perdendo um design fodaço.

    ResponderExcluir
  3. Será que o teu colega se propõe a ser o nu fora de foco?? Rsrsrs

    Li sobre gabiarras e instalações desse tipo no primeiro semestre do mestrado.

    Agora vejo que não importa o que seja a gambiarra, o que importa é dar fundamentação teórica e descreve-la com altivez hahahhahahaha

    bjs

    ResponderExcluir

HEADSHOTS pseudo-acadêmicos