quinta-feira, 16 de abril de 2009

Jornalista, só com diploma!

Neste blog, grande parte dos relatos são fabulados, fato que não o impede de divulgar iniciativas preocupadas com a qualidade de uma informação objetiva e capaz de gerar reflexão. O Jornalista, só com diploma! é uma rede social a favor da obrigatoriedade do diploma específico para o exercício da profissão.

Já dá para ver que o tema é polêmico e rende muitas discussões semi-apressadas - ou apressadas, já que a lei de obrigatoriedade, que completa 40 anos em 2009, ainda não é efetivamente respeitada.

Não sou jornalista, mas confio na causa e, como não poderia deixar de ser, nas pessoas que encabeçam a iniciativa da comunidade.

5 comentários:

  1. Mas como é que eu vou saber se isso não é reserva de mercado camuflada??

    ResponderExcluir
  2. Bem, como eu disse, confio nas pessoas que encabeçam o movimento. Na verdade, a grande maioria já é estabilizada na área, não fazendo parte portanto de nenhuma reserva de mercado. Mas mais do que isso, eu apóio por realmente acreditar que, independente de ser ou não reserva de mercado, a prática jornalística exige alguns cuidados e conhecimentos que, todos nós sabemos, não são transmitidos nas redações.

    Acho legal o fato de você questionar, e acho também que já é um motivo para acompanhar as discussões. Por enquanto a divulgação é informal, e a partir de segunda-feira órgãos como sindicatos passarão a divulgar mais amplamente. Mesmo assim já tem muita gente pra 4 dias no ar.

    Vale mesmo a pena acompanhar :)

    bj

    ResponderExcluir
  3. pois eh jornalista tem q ser profissional pra evitar estes mediocres q tem hj em dia ¬¬
    otima causa
    se puder
    http://t-crespi.blogspot.com
    vlw

    ResponderExcluir
  4. Se o jornalismo é (ou deve ser) o retrato e documentação da história e dos fatos, tem que ser feito com o mínimo de propriedade.

    mas o diploma ajuda nisso?

    ResponderExcluir
  5. Apenas a formação não é suficiente. Maus profissionais existem em todas as áreas, pois por trás de um profissional sempre existe uma pessoa, com suas corruptibilidades, limitações, etc. Mas para "documentar a história e os fatos" é preciso um conhecimento muito maior do que simplesmente escrever bem ou conhecer bem determinado assunto. Um historiador realiza também uma documentação, mas que apresenta diferenças com o jornalismo, e, logo, exige habilidades próprias. Muitas delas conseguidas com a formação.

    ResponderExcluir

HEADSHOTS pseudo-acadêmicos